terça-feira, 1 de julho de 2008

PINACOTECA BENEDITO CALIXTO




A Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto é uma instituição de Direito Privado de natureza cultural, criada em 1986, sem fins lucrativos, políticos ou religiosos, para estimular as artes em geral, especialmente as artes plásticas; recolher, por compra, doação ou empréstimo, e expor, convenientemente, obras de artistas plásticos nacionais ou estrangeiros, em particular a obra do pintor Benedicto Calixto.

Para desenvolvimento de suas finalidades, beneficia-se da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, através da qual promoveu o levantamento e catalogação da obra do pintor, criando o Centro de Documentação Benedicto Calixto. Através de outro projeto, adquiriu obras para a ampliação de seu acervo, permanentemente exposto.

Além de seu acervo, realiza exposições de artistas consagrados, cursos, apresentações musicais e disponibiliza para consulta do público, uma biblioteca especializada em artes.

Sua sede é um belo casarão do início do século, restaurado e conservado como um dos últimos exemplares das moradias dos barões do café.

Foto em visita à Pinacoteca em 29/06/08 > Guida Linhares

http://www.pinacoteca.unisanta.br/portugues/fundacao.htm

Nenhum comentário: