quarta-feira, 3 de março de 2010

Santos em 1920


Praia do José Menino e Ilha Urubuqueçaba - Santos


Av. Conselheiro Nébias - Santos


Av. Ana Costa - Santos


Pescaria com Arrastão - Santos


"A cidade de Santos é naturalmente o ponto de partida para todas as comunicações, com a costa maritima e com o interior, não só pela sua posição como também pelo magnífico porto e pela grande rêde férrea que ahi tem origem.

Ella é a cidade mais importante do nosso litoral e a qual tem diante de si um horizonte vasto, de vida e de progresso, por ser o escoadouro mais natural e melhor para os productos de uma grande parte do Sul do Brazil e o porto por onde se ha de fazer a importação de tudo que precisar do estrangeiro, este grande pedaço do nosso Paiz.

Já é uma das praças commerciaes mais importantes da América do Sul, tal é o valor de suas transacções e o movimento, sempre crescente, do porto.

Não podemos considerar os ultimos annos para aquilatar da sua importancia, por causa da guerra, que reduzio extraordinariamente a navegação e tudo desorganizou.

Até bem pouco tempo, todo o commercio de Santos trabalhava quasi que exclusivamente com o café; pois esta cidade é o maior entreposto mundial deste producto.

Hoje, o Estado não vive só do café pois a polycultura e a pecuaria desenvolveram-se rapidamente, seguindo a industria a mesma marcha ascendente, collocando-nos em uma posição solida e de real valôr.

O Governo do Estado e a camara municipal de Santos têm sabido comprehender o que é, o que vale e o que ha de ser esta cidade, para dotal-a com uma serie harmonica e completa de melhoramentos que visam exclusivamente a sua prosperidade e a sua grandeza.

A hygiene e a engenharia têm ahi um dos seus triumphos mais perfeitos e completos com os magnificos e modelares trabalhos que executaram, de um modo digno de especial menção."....

Santos hoje é uma cidade modelar sob qualquer ponto, que queiramos observá-la.

&&&

(Trecho extraido do site: http://www.zwarg.com.br/litoral.html

onde contém mais informes e fotos a quem se interessar)


Nenhum comentário: