sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Praia do Gonzaga

IMITANDO CAMÕES
Vicente de Carvalho


Quando partiste, em pranto, descorada

A face, o lábio trêmulo... confesso:

Arrebatou-me um verdadeiro acesso

De raivosa paixão desatinada.



Ia-se nos teus olhos, minha amada,
A luz dos meus; e então, como um possesso,

Quis arrojar-me atrás do trem expresso

E seguir-te correndo pela estrada...



"Nem há dificuldade que não vença
Tão forte amor!" pensei. Ah, como pensa

Errado o vão querer das almas ternas!



Com denodo atirei-me sobre a linha...
Mas, ao fim de uns três passos, vi que tinha

Para tão grande amor, tão curtas pernas.


***

(*) Conhecido como Poeta do Mar, o santista Vicente de Carvalho teve seu nome destacado em uma das principais avenidas da orla marítima santista. Nascido em 5/4/1866, faleceu em 22/5/1924, também em Santos. Suas principais obras são Poemas e Canções; Rosa, Rosa do Amor; Páginas Soltas e Relicário.

***

Um comentário:

Graça Pereira disse...

Gostei do poema..se imita Camões, fêz muito bem! Adorei as fotos...cidade linda! Também tenho uma paixão por fotografia. Um beijo Graça