segunda-feira, 12 de abril de 2010

Instituto Histórico e Geográfico de Santos


O Instituto Histórico e Geográfico de Santos é uma entidade de caráter cultural, educativa e científica, sem finalidade lucrativa, criada em 19 de janeiro de 1938 com o propósito de assegurar a preservação da memória da cidade, bem como auxiliar e estimular a produção de pesquisas e trabalhos que tenham o objetivo de perpetuar a rica história de Santos, além de discutir aspectos da sociedade e os inerentes à geografia e suas ciências correlatas, como a cartografia, hidrografia, geologia, astronomia, demografia, entre diversos outros.

A entidade ocupa um casarão que está localizado na Avenida Conselheiro Nébias, número 689 (foto), mantendo em sua sede uma excelente biblioteca, aberta ao público, um pequeno museu, um auditório para 80 pessoas, além de várias dependências administrativas. Ao instituto foi transferida, pela municipalidade, a outorga da Medalha dos Andradas, às pessoas que se destacam no serviço pela cultura.

A biblioteca possui cerca de 10.000 volumes, com destaque para as obras que dissertam sobre a história regional.

Na Sala Martins Fontes, com capacidade para 80 pessoas, o IHGS realiza suas palestras, posses e eventos que integram a comunidade santista em torno da defesa da história regional.

Pesquisa: http://www.ihgs.com.br/quemsomos.htm


Nenhum comentário: